Sobre o Programa Fonolexis

O Programa Fonolexis – Programa de intervenção para promoção de competências de discriminação auditiva, produção e consciência fonológica foi desenvolvido pelas terapeutas da fala Cláudia Rocha, Daniela Saraiva, Marisa Lousada e Inês Gomes.

O programa Fonolexis destina-se a crianças em idade pré-escolar ou início de idade escolar com diagnóstico de Perturbação dos Sons da Fala (PSF) ou com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (com alterações marcadas no domínio fonológico).

O Programa Fonolexis assenta na premissa de que a intervenção terapêutica deve centrar-se nas vias fonológicas identificadas como alteradas, independentemente do diagnóstico específico: PSF de base fonológica, perturbação do desenvolvimento da linguagem com alterações marcadas no domínio fonológico ou até perturbação da aprendizagem específica / dislexia.

Brevemente

Nesta secção, em breve, poderá consultar alguns artigos científicos que sustentam a necessidade, importância e benefícios da existência de projetos como o Programa Fonolexis.

A nossa equipa!

Cláudia Rocha

Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, pós-graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, pelo Instituto Politécnico de Setúbal e especializada em Perturbações Alimentares Pediátricas, pelo Instituto Epap. Exerce funções de Terapeuta da Fala há 18 anos, em contexto educativo e clínico, é supervisora clínica e coordenadora da equipa de Terapia da Fala na Psilexis – Centro Clínico há 14 anos, pertencendo à direção da empresa desde 2010, ano em que foi fundada. Co-autora do Instrumento de avaliação da linguagem escrita em tarefa de ditado: Dita.te.

Daniela Saraiva

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA). Mestre em Ciências da Fala e Audição, pela Universidade de Aveiro. Exerce funções de terapeuta da fala há 12 anos, em contexto educativo e clínico, na Psilexis – Centro Clínico. Co-autora das Ferramentas de Análise Fonológica Automática (FAFA) e do Instrumento de avaliação da linguagem escrita em tarefa de ditado: Dita.te. Responsável pelo Departamento Científico da Psilexis e assume funções de coadjuvação em supervisões de Terapia da Fala há um ano na empresa. Co-autora em publicações científicas.

Marisa Lousada

Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Mestre em Ciências da Fala e da Audição e Doutora em Ciências e Tecnologias da Saúde. Professora Coordenadora com Agregação da ESSUA e membro da Comissão Executiva da ESSUA. Investigadora no Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS.UA@RISE). Co-autora de vários instrumentos e ferramentas de avaliação, bem como programas de intervenção (TFF-ALPE, TL-ALPE, FAFA, RALF, PICL, PICP, INsyntax, PROsyntax, Dita.te). Autora de várias publicações científicas.

Inês Gomes

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Pós-graduada em Motricidade Oro-facial e Disfagia pela mesma instituição de ensino. Exerceu funções de terapeuta da fala, em contexto educativo e clínico, tendo iniciado e desenvolvido parte deste projeto quando exercia funções na Psilexis – Centro Clínico.

Beatriz Penas

Todas as ilustrações foram desenhadas pela ilustradora Beatriz Penas. Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, a paixão pela área criativa e ilustração falou mais alto. Depois de um estágio na Índia em 2017, começou o seu caminho por apresentar o seu trabalho online e abriu uma loja com a marca registada de aPenas Illustrator, onde vende produtos de papelaria com a sua arte. O foco do seu trabalho é a ilustração infantil, trazendo personagens coloridos e alegres, do seu imaginário, à vida.

Agência da Marca

O Design gráfico foi realizado pela Agência da Marca – Marketing Digital, Design e Comunicação, que também participou no processo criativo. Nascida em 2016, a Agência da Marca® é uma empresa que presta serviços de marketing digital, design e comunicação, e está sediada em Mafra, Portugal.